metropoles.com

Veja como foi a campanha dos candidatos ao GDF na segunda (5/9)

A reportagem está cobrindo a agenda dos seis candidatos mais bem pontuados nas pesquisas Metrópoles/Idea

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Arte/Metrópoles

Candidatos ao governo do Distrito Federal foram às ruas nesta segunda-feira (5/9) com a intenção de angariar votos para o próximo 2 de outubro, data das eleições de 2022. As agendas ocorreram no Lago Sul; na Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro; Setor Comercial Sul (SCS) e Rodoviária do Plano Piloto. Os postulantes estão em campanha pela capital federal desde 16 de agosto.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

A reportagem está cobrindo a agenda dos seis candidatos mais bem pontuados nas pesquisas Metrópoles/Idea.

Ibaneis Rocha (MDB)

Ibaneis Rocha (MDB) iniciou a semana reunindo-se com representantes do Sindilegis, Sindijus e da Anafe no programa Café com Política. Em entrevista, o emedebista se comprometeu a estudar o pagamento de reajuste salarial aos servidores do DF em um eventual segundo mandato. “O momento para o próximo mandato é discutir uma recomposição salarial. Tive a oportunidade de ver o encaminhamento que foi dado no Judiciário, de 18%, parcelado em quatro anos. Essa deve ser a forma a ser aplicada a todos os servidores do Executivo e Legislativo e, no DF, estamos estudando dar o reajuste aos servidores locais”, disse Ibaneis.

À noite, Ibaneis recebeu o manifesto do varejo de empresários da Câmara dos Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF). O encontro ocorreu na sede do órgão, no Setor de Indústria Gráficas (SIA). O documento – que reúne sugestões e pedidos do setor econômico para o próximo mandato – foi entregue pelo presidente da CDL-DF, Wagner Gonçalves da Silveira Júnior. Nele estavam propostas como a redução de impostos em áreas estratégicas para a geração de emprego, assim como a digitalização do governo.

Leila Barros (PDT)

Já a candidata do PDT, Leila do Vôlei, disse, em entrevista à Band News FM, pela manhã, disse que está confiante de que estará no segundo turno das eleições. “A estratégia é o corpo a corpo. Vou onde o povo está [para apresentar as propostas para o governo], afirmou Leila.

Indagada por que resolveu concorrer ao Governo do Distrito Federal, Leila disse que não poderia ficar na zona de conforto depois de ver a “realidade de Brasília” no pós-pandemia do coronavírus.

Tendo a Saúde como uma das principais bandeiras, Leila terá, como um dos primeiros atos do governo, a realização de um mutirão com a rede privada para zerar a fila de cirurgias eletivas no DF. “Mais de 22 mil pessoas aguardam há anos”.

Leandro Grass (PV)

O candidato do PV iniciou o dia concedendo entrevista para a Rádio e Televisão Universitárias da Universidade de Brasília (UnBTV). Na hora do almoço, Grass fez panfletagem no Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN).

À noite, o postulante ao Palácio do Buriti se dedicou a apresentar propostas para o setor cultural no Shopping ID e encerrou a agenda com uma reunião na Associações dos Motoboys, no Varjão.

Izalci Lucas (PSDB)

O candidato Izalci, da Coligação “Para cuidar das Pessoas”, fez caminhada na Rodoviária e aproveitou para anunciar que vai criar o programa emergencial Tarifa Zero. Segundo ele, será aplicado durante um ano e vai servir para que os desempregados saiam em busca de uma ocupação. “No DF é cobrada uma das passagens mais caras do país e há um grande número de desempregados”, disse.

Ao mesmo tempo, segundo Izalci, o GDF vai promover um projeto de geração de empregos. Na caminhada, o candidato Izalci cumprimentou passageiros, comerciantes e funcionários.

Paulo Octávio (PSD)

O candidato do PSD Paulo Octávio iniciou a manhã em reuniões com aliados. O empresário também participou de entrevista para a UnBTV. À noite, esteve da abertura da exposição “Bicentenário da América”, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

A agenda de Paulo Octávio se encerrou com culto na Igreja Pentecostal Missão da Fé, em Ceilândia Norte.

Keka Bagno (PSol)

Keka Bagno, que disputa o GDF pelo PSol, iniciou o dia em reunião partidária. Na parte da parte, ela se reuniu com apoiadores do Paranoá Parque e, na sequência, deu entrevista para a UnB TV.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?